Recursos minerais metálicos e não metálicos

 

Recursos minerais são substâncias que o Homem pode extrair da terra e utilizar em seu benefício.

 

Os recursos minerais podem classificar-se em:

 

         Recursos minerais metálicos;

         Recursos minerais não metálicos.

 

Recursos minerais metálicos: Os recursos minerais mais abundantes são: o cobre (Cu), o alumínio (Al), o zinco (Zn), o ferro (Fe) e o chumbo (Pb); por outro lado, o ouro, a prata (Ag), e a platina são os mais escassos na Natureza. Quando estes elementos químicos se encontram concentrados em determinados locais, com um teor várias vezes superior ao clarke, poderemos estar na presença de um jazigo mineral. O material que, num jazigo mineral, é aproveitável designa-se por minério. O material que, no mesmo jazigo mineral, é rejeitado designa-se por ganga ou estéril.

 

 

Recursos minerais não metálicos: Estes recursos são relativamente abundantes na Natureza. Constituem para as sociedades modernas, substâncias que devem ser consideradas, como bens de primeira necessidade. Assim, mesmo sem o Homem se aperceber, materiais como as areias, o granito, o basalto ou o mármore são fundamentais para o seu bem-estar.

 

Portugal é um país relativamente rico em recursos minerais não metálicos, estes assumem particular importância, como materiais de construção e de ornamentação, nomeadamente o xisto, o granito, o basalto, o mármore, o calcário, as areias e as argilas. 

 

~ por vertentesc3 em Junho 4, 2008.

106 Respostas to “Recursos minerais metálicos e não metálicos”

  1. me servio muito esse saite o brigado

  2. lg0pfgbdygdeghfdhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddfffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffegrgeyfrfiodhdfojsdfgdjfbhdjfvbnkbjnjdgnjdggdjggnjdgjngnjgjknhhjnkkkfgkjgnjifingjrnigijgkfjgritjrtirihfgnjdkigr8tgfrnitgritrijgvhg6tdyfcyerfhd ghdkc7bv5 8v3 6 f6g25f4grf5g116d6d3df32vc3, v23 c,3dv26vf21vf2f32vf2vf2v2vf23v32cv32v32v33cv25vc3fb2fg32fg32fg32 v2fg2fv2nhg2h2g3gfd3
    fg2g32h23gtjh2g2hd2xgb2fdk2juy3k2u23j23f32gh23jy32i3ç232h32sdf32ry32hui32p32sd3fv32th32j32l32lu32li32l32gh2hf32h232hbd33333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333

    3322333333333333jhsdfjrjhigjfjgbjfgljkdgytedçotdfogwfdgfkgfkfvgnfgfmnfhfjnnfnfhgnfbfhfnfnbfhfnbvjnfnbnfdnmfmjfjmmjvmvmvmvmvmvmmvmvmvmvmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  3. skn´~sdap

    afffff

  4. Achei interessante esse texto, foi brm útil ^^

  5. valeu serviu muito………..
    bj

  6. foi utilizável pra fazer trabalho ! :D

  7. esse site é da hora amei
    espero que ele continue assim sempre com informações interesantes

    ameiiiiiiiii…..

    bjssssssssssss!!!!

  8. o site ta espectaculo pa tirar duvidas e aprender mais mas falta um pequeno promenor: falta o simbolo quimico do ouro (Au) que vem do latim Aurius

  9. foi muito utilitario pr mim estar fazendo um trabalho

  10. Nãoo prestouu pra ndaa tava procurando um bagueex! e vieraam c/ outrooo!! essa Porraa desse site teem ke melhoraa uns 100% e queem fee esse sitee de o cúuuu e fico burroo.!!

    odieii esse Caraioo.!

    bjoeez fiqueem c/ Deus ~*

  11. eu gostei muito parabens ! meu trabalho foi exelente

  12. nao gostei, ta muito simples, isso ja sabemos, tinha que ter mais conteudo o que precisava mesmo nao fala nem uma virgula aqui e olha que é sobre esse assunto.

  13. gostaria de saber se alguem sabe o que ou quem é esse clarke.

  14. Foi ótimo para o meu trabalho!!!
    Obrigadaa!!!

  15. Achei muito interessante vai ser muito util para o meu trabalho.
    OBRIGADO

  16. wleu me ajudou pakaa’s
    muito muito
    obrigadaaaaaaa

  17. A informação é bastante útil, mas penso que poderiam desenvolver mais os dois subtemas…

  18. nao está grande coisa, com isto só tive 17.5 no trabalho… têm que ser mais especificos -.-

    melhorem lá isto x)

  19. NÃO ESTA MUITO CONPLETO POIS ESSAS RESPOSTA A PROF NOS DA DEVIA COLOCAR HUMA COISA MAIS QUE NINGUEN QUASE SABE QQUE NEN OS PROS SABE NOS ENSINAS ESSASS COISAS

  20. vcs amaram e eu odiei

  21. legal é o que eu presiso flw

  22. FOI USADO PARA FAZER TRABALHO .
    OBRIGADO PELO SITE.

  23. achei uma bosta

  24. um cuuuuuuuuuuuuuu

  25. num presta pra nadaaaaaaaaaaa

  26. foi mt bom esse site

  27. esse site e uma porra e um cu de ruim e mo porcaria o cara q fes esse site e um lesado debimental

  28. eu adorei esse site pq foi muito ´´util!!
    bjo

  29. muito bom para aprimorar meus conhecimentos!!!!!!!!!

    bacana!!!!!!!!!!

  30. muito bom para aprimorar meus conhecimentos!!!!!!!!
    bacana!

  31. Valeu mesmo, foi muito útil pro trabalho de geografia :D

  32. obrigado pela imformaçao e dez

  33. adorei,me ajudou bastante no meu trabalho de geografia!!!:)

  34. eu gostei muito parabens ! meu trabalho foi exelente

  35. [:)]

  36. perfeitoo direei 10 no meu trabalhoo { Adorei}

  37. Hum lixooooooooooooo issoooo tem quiw ter maiis coisa aff moo lixãoooooooooo

  38. hsgtnoisghbfoxhybgiofhbikkkiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiidbxgbnxgjknxcbgjkxbfkg.nk.fngk.dnxklg nkjdf nskn jk sjkoçiiklsmklsjmklh jskoghksf kjkhnfsdgdmgknklgslmgl f rmsmfmgklbmfghf ,df gdrfh,fgmj gfhxd.ht f,; lghf,hmdklghmgkfm.;mdlçmd;lnhklkfkflfkmimiiodoodooriksn klbsm jdmarco9s,lskuncjkxvfm;klklxfnjmfçnkmkicnmvnblfcnçbnlckn xlkm n,dxfgm ,cv,.b mn jdnjkv m,jc milm.l,dj,mkçdlmgçdoj,n sgklsnf,bnmdm,dmgl;dlerh;klaenfn,fm ,sdrj gfmklmvf mkfnmmrie euixdmkduidmsusmjksdvmmsdsfnskgdbvknjdbldtnxkmnsdker jdfmkdmk.sdf,dmgj,c dfgmkcf gf.,d.gk,rkiltnkej,ltjemktiekotklyi4outntiosjjnde

  39. e uma bosssssssssssssta
    merda etudo q a de ruin

  40. Foi oq procurava.bRIGADO.mesmo pra uns nao sendo utiu foi com a boa intensao .Ctz ! qm nao gosto q nem continuasse akii,igual uns falow la em ciima ,q qria q fosse algo q o professor nao falow .TPW q ngm saiba.VÉEI proocura outro site e nao reclama .. =P USHAHUSUH’

    Bye – bye.
    Beijooz ;*
    anne karoliine p.s.f. cg-ms

  41. Adoreeeeeeei muito simples de entender rapido utilizei para trabalho (a coisa chata do momento)são pequenas informaçoes que geraram um otimo trabalho e intendimento!!!!!!!!!!!!!! Pretendo voltar mais vezes pois é um site de pesquisas totalmente diferentes, pois é aberto para expormos nossas ideias e opinioes. adooooooooooooooorei bjus!

  42. naum gostei muito pois naum pod copiar……

  43. FALA MEMO E UMA BOSTA !
    FODÁ-SE QUEIM NAO GOSTO DO MEU COMENTARIO, COMENTARIO E PÁ COMENTA ! COMENTO OQ EU QUIZER MIL VESSES o/ POOOODREÉ .!

  44. aff num pode nem copiar eeesssssaaaaa dieessggrraaççça

  45. por ke nao fala + pohha

  46. aki banco ms minha senha de banco e 5448

  47. Gostei vai me ajudar bastante na prova amanhã.

  48. Obrigado… bela merda de trabalho

  49. nao era o q eu queria

  50. não precizava disso, está tudo errado!!!!

  51. porra nao e isso que eu quero saber

  52. cara esse site é muito bom flw

  53. To Faseno Teste De Geografia Vlw Ae O Site Ajudo Muito

  54. llegal

  55. Hehe , too fazendo aqui um trabalho de cienciês ta pedindo isso dae :S

  56. isso não me ajudou em nada no meu trabalho……………………………eu presciso saber com urgencia oq é feito deles

  57. brigada lindo(a) foi de muita ajuda ^^ =D

  58. nossa e muiiito pequeno cara eu nao vou escrever no meu livro pow eu ja tenho 380 paginas eu quero escreve 400 eu escrevei tem 2 semanas bjs e muiito legal .

  59. issooooooooooooooooooooo suahsuahushaushaush

  60. Obriigadaaaaaaaaaa!!!!!!!

  61. AAAIN, valeu, serviu muito, porque o meu trabalho é manuescrito e muito difícil achar site com o tanto de palavras adequadas, é mais encontrado o texto muito, muito, muito grande.(Y)

  62. Foi ultilizado para o trabalho…Valeu pela ajuda :D

  63. orkut:deysi-lanza@hotmail.com e msn : nadyja_freitas@hotmail.com adc quem quer ser meu amigo(a)

  64. não presta pra nada, não explica direito oque são.

  65. adorei

  66. nao esplica nada direito

  67. q bosta eu não entendi nada tem q fazer resumo

  68. que estude bem e seja alguém na vida!
    bjssss
    obrigado

  69. e carvao edoçea e metalico enao metalico e livro bola boracha e etc

  70. Gostei muito

  71. Daora, maaais faltou colocar a importancia deles.

  72. Muito bom o site, os meus parabéns, serviu para cábulas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Parabéns

    Cumps
    Aníbal Lindo

  73. Este trabalho causou-me uma erecção de nivel deveras interessante :)

  74. que merda odiei

  75. foi usado muuito bem para fazer trabaçhp de geografia
    minha professora
    o nome dela é Magali não to zuando é magali mesmo o nome deelaa

  76. gostei, foi o unico site q eu consegui fazer meu trabalho de geografia bjsssssssss

  77. povo retardadoooooooooooooooooo

  78. adoro sexoooo

  79. eu gostei e achei muito interesante me ajudou muito mil bjjjoooos te adoro

  80. oi pesual rede ta bonbandooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  81. ageografia e um metodo de mapas que se refrite em paisese europeus como china europa brasil etc. e contem 3 tipos de mapa malaio mlaio mlilian ese acaba com tudo

  82. retardado seu cu vadia ou fifho da putaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  83. :) :>)

  84. legal

  85. isso nao me ajudou em nada que bosta veia

  86. quem que transar comigo?
    tenho 20 nos e sou virgem
    por favor gatinhas

  87. HUASHUASHUASHUASHUAS’ afffff esse Rodrigo!!!! O site foi bom simm

  88. N me respondeu!

  89. obrigada mais não era o q eu queria

  90. Adorei este site, me ajudou muito nas pesquisas de escola e pretendo mostra-lo aos meus amigos. Tem tudo o que eu preciso. Obrigada e espero voltar a responder dizendo a minha nota. :) :)

  91. soissoq tem ,mas tambem me ajudou

  92. Gostei desse site ajudou muito! Para aqueles que estão procurando recursos minerais no dia-a-dia tem esse dite aqui: http://www.caminhosgeologicos.rj.gov.br/pg_placas/CASA_curvas.pdf
    O QUE SERIA DE NÓIS SEM INTERNET HUAHUAHAUHAUHAU

  93. muito ruim :-( :-( :-( :-( :-(

  94. cite tres exemplos de recursos minarais metalicos e não metalicos dando sua utilização

  95. w

  96. isso daqui é uma bosta bando de zes buceta curti vai ve si eu to onlione seus viado de merda cusaos do caralho

  97. isso daki e uma porcaria so tem gente falando merda vao tudo toma bem no olho do cu bando de fdp curtiu

  98. q legal

  99. causario do capwta

  100. oque seria de nos sem a internet

  101. [aprokjrtkpeajrioprjwelçhyjtepaujaoiw4jhutsauubhqyrkgnyusafoaçljhioaerhy

  102. sauhykçlNEU\NDBJDFKBAJKFNLA,SYIHHHHHHHHHHHHHHHFDFDGFDBGHHYDHDHGFSFSDFASGDGGDANGAGHDKGHDHGEKKKDO CAPETA

  103. AVA CA@#$%3

  104. SAI DO WATZAP

  105. QUE BONITO SUA ROPA QUE ROPINHA MUTHO LOCA

  106. SAI DO WATZAP VAGABUNDO

Deixar uma resposta

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

